Viagens Literárias

Recursos Educativos Digitais com o Google Earth

Viagens literárias. O que são?

O objetivo deste projeto é reunir uma série de recursos inicialmente pensados para as aulas de Língua Portuguesa do Ensino Básico e Secundário mas…. não só! Esses recursos são realizados com a ferramenta Google Earth e são inspirados pelo projecto  Google Lit Trips de Jerome Burg.

Por favor, deixe o seu comentário e/ou sugestão, clicando no número de Comentários no topo à esquerda em cada post. Muito obrigada!

Notas:

– Se decidir realizar a sua própria viagem literária, envie-nos o seu ficheiro kmz que teremos todo o gosto em divulgar (contacto: teresapombopereira@gmail.com) Se puder, acompanhe-o de uma pequena ficha descritiva dos objetivos de aprendizagem e do público a que destina. Muito obrigado!

– A imagem-logo que, inicialmente, foi o rosto deste blogue é uma recriação minha do Mapa dos “Descobrimentos Marítimos e Explorações dos Portugueses” da responsabilidade do Museu da Marinha. Ver aqui. Imagem do cabeçalho actual disponível aqui.

Teresa Pombo (texto editado a 3 de Maio de 2011 e a 18 de Fevereiro de 2012)

5 responses to “Viagens literárias. O que são?

  1. Teresa Pombo 9 de Janeiro de 2009 às 21:33

    1ª referência, descoberta por acaso:
    – Portal do Agrupamento de Escolas Álvaro Velho: http://alvarovelho.net/index.php?option=com_content&task=view&id=596&Itemid=177

  2. Filipa 16 de Janeiro de 2009 às 22:56

    Teresa, Florbela Espanca uma vez disse: “Se Deus nos deu voz, foi para cantar” e eu costumo acrescentar que se nos deu “asas à imaginação” e mãos, é para as utilizarmos utilmente: para destruirmos o que está mal e fazermos o que está bem… cada vez que descubro estas suas obras, fico encantada, porque realmente a Teresa sabe como ninguém usar a voz que tem… por isso esta minha admiração, este meu encanto por si.
    Muitos Parabéns pelo trabalho que tem feito!

  3. Teresa Pombo 18 de Janeiro de 2009 às 19:00

    2ª referência: a divulgação pelo blogue da Rede de Bibliotecas Escolares a 18/01/2009:
    http://rbe.blogspot.com/2009/01/projecto-viagens-literrias.html

  4. Vera Magalhães 12 de Novembro de 2010 às 07:57

    Olá, Teresa! Gostaria de dar-lhe os parabéns por este projecto tão interessante, que apresenta tantas possibilidades de desenvolvimento… Por exemplo, utilizar o conto “A Saga” e pedir aos alunos para retirar as expressões que nos permitem localizar espacialmente a acção e depois construir com eles um ficheiro semelhante aos que criaste para “Os Lusíadas” e para “O Cavaleiro da Dinamarca” seria uma actividade fantástica! E tal como essa obra muitas mais – “Os Maias” – referências aos locais citados com imagens da época; o “Frei Luís de Sousa”…

  5. Teresa Pombo 12 de Novembro de 2010 às 10:55

    Excelentes sugestões que vou juntar ao post. Obrigada pela colaboração, Vera!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: