Já comentaram:
- OlindaGil : "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen em “O Cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de M.B. Andersen (LP-7ºano)
- Teresa Pombo em Recursos Educativos digitais, georreferenciação e a tecnologia Google Fusion Tables
- Teresa Pombo em A aventura dos Descobrimentos
- biblioteca josé saraiva em A aventura dos Descobrimentos
- Os Lusíadas | blogdaprofessoraarminda em “Os Lusíadas” de Luís de Camões (LP-9ºano)
Temas:
1.º ciclo 2.º ciclo 3.º ciclo 7.º ano 9.º ano Camões CFQ Contos Descobrimentos Ensino Básico Estudo do Meio Eça de Queirós GLT Google Earth História Investigação início Lusofonia Lusíadas Matemática O Cavaleiro da Dinamarca Poesia Poetas Português Pré-escolar secundário Sophia de M.B. Andersen Uncategorized
Guiões e Recursos com o G.E.:

Viagens literárias by Teresa Pombo Pereira is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Anúncios
– Actividade A (realização do professor; exploração em aula com o colectivo de alunos) – elaboração de um ficheiro kmz (conjunto de marcadores do software Google Earth) que pretende reproduzir geograficamente um percurso de viagem apresentado numa obra literária. Através dos marcadores inseridos ao longo do percurso, são disponibilizados diversos tipos de informação relacionada com a obra cuja leitura a turma está a realizar: excertos da obra, hiperligações para documentos com informação adicional, hiperligações para exercícios ou tarefas relacionados com a obra, etc. Diversas obras do currículo nacional fazem alusão a percursos geográficos facilmente identificáveis (”Os Lusíadas”- 9ºano, com a primeira expedição marítima até à Índia e a que se refere o recurso aqui apresentado; “O Cavaleiro da Dinamarca”- 7ºano, com a viagem de ida e volta até à Palestina do protagonista, etc). Contudo, podem ser realizados outros percursos: viagem pelos poetas da Lusofonia; grandes autores mundiais cujas obras estão incluídas no Plano Nacional de Leitura, etc. ao sabor da imaginação e criatividade do professor.
– Actividade B (realização de pares de alunos; partilha e exploração em aula com o colectivo de alunos) – trabalho a partir de um guião de leitura de uma obra em que a personagem principal realize uma viagem (Ex. “O Cavaleiro da Dinamarca” – 7º ano); depois de uma primeira leitura prévia e global, cada par de alunos ficará responsável pelo trabalho sobre um dos capítulos/secções que traduza uma etapa da viagem. Num primeiro momento, o professor explicará como se constroem os marcadores no Google Earth e depois cada par ficará responsável pela sua etapa, disponibilizando o excerto da obra que mais interessante lhes pareceu e informação sobre os lugares visitados. Por fim, os grupos partilharão o seu trabalho com a exploração colectiva do Google Earth.
Em qualquer uma das actividades, a utilização do Quadro Interactivo Multimedia, parece uma mais-valia enorme.
Como também se depreende, este tipo de actividades tem enormes potencialidades na articulação disciplinar com a Geografia e a História mas não só.
Pingback: Viagens Literárias: site de Teresa Pombo « Bibliblog
Oi Teresa
Estou utilizando este seu projeto como referência para uma atividade de curso sobre “projeto com integração de mídias”. Estou indo e vindo pelos links que você disponibilizou, e cheguei aqui ao tutorial. Minha experiência com o Google Earth e a língua inglesa não me permitem vôos mais ousados, por isso agradeço este seu tutorial. Estou disposta a tentar algumas viagens – não necessariamente literárias – só não sei exatamente quando e como iniciá-las…
Cara professora Teresa Pombo,
Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-la pelo trabalho e agradecer o empenho e a generosidade de suas contribuições.
Sou professor do São Luís: colégio da rede privada da cidade de São Paulo (Brasil). Estamos pensando em desenvolver um projeto com as disciplinas de Geografia e Inglês, usando o Google Earth. Entretanto, tenho algumas dúvidas, e gostaria de sua ajuda para saná-las. A primeira delas é a seguinte:
Como faço para colocar em um marcador uma imagem que está em meu computador e depois salvar como arquivo .kmz?
Tenho outras dúvidas, mas não gostaria de tomar mais de seu tempo.
Muito obrigado,
William
Deixo aqui outras dúvidas colocadas pelo William e as minhas respostas:
P: “O que eu quero é saber como colocar uma imagem de meu computador no “conteúdo” do marcador, assim como você ensinou a colocar imagens da net no tutorial número 2 (“descrever marcadores”). Pensei que fosse algo do tipo:
Mas não funcionou…”
R: As imagens que quer usar devem estar alojadas num servidor; ou você tem acesso a um servidor e guarda lá as imagens que pretende usar ou então copia o endereço da imagem que encontrou na web (mas aí arrisca-se mais depressa a que ele possa desaparecer).
Copiei o código html de uma das minhas etapas para ver com funciona (a parte que diz respeito à imagem):
a href=”http://www2.eb123-charneca-caparica.rcts.pt/index1.html”>Escola Básica Integrada da Charneca de Caparica</a
P: "Não é possível utilizar uma imagem que não esteja na Internet?"
R: Não William; quando adicionamos o ícone do marcado por exemplo é como se estivéssemos a fazer o upload para o servidor no Google. O Google Earth tem um conteúdo dinâmico precisamente porque está ligado à net, ou seja pode ter imensa informação. Seja como for, é relativamente fácil, hoje em dia, publicar fotografias e imagens em servidores grátis. Com uma conta google, recomendo-lhe que use o picasa (http://picasaweb.google.com/home).Para cada foto é gerado um endereço que depois só tem de copiar para o Google Earth.
Pingback: Tutoriais sobre o Google Earth « IsabelAMD
Pingback: Tutoriais Essenciais sobre o Google Earth « IsabelAMD
Pingback: Tutoriais sobre o Google Earth « IsabelAMD